Uncategorized

Envelhecendo com os revivals

November 21, 2011
Algo que sempre temi tem se feito evidente ultimamente. Envelhecer é algo natural a qualquer ser que tenha uma vida terrena/ terráquea, e fazê-lo com naturalidade e elegância é desafiador. Por isso, ver o tempo passar e presenciar crianças nascidas em 93 começarem a frequentar as mesmas baladas que eu, me desespera. E pessoas que nasceram quando eu já estava alfabetizado passando cantadas em mim ainda me soa como um pesadelo absurdo.
Agora, ainda pior que isso talvez seja começar a vivenciar os flash backs e os come backs da moda de sua década! Ao que tudo indica, os anos 90 estão logo ali, à espreita de voltarem como referência (histórica) para criadores. E em poucos instantes estarei iniciando frases com: “No meu tempo…” ou “Na minha época…”. URGH!
Pois bem, alguém se lembra dos camisões-vestidos que eram hit de quando éramos crianças? E na década em que Xuxa ainda era rainha e que o Cavalo de Fogo ainda tinha fôlego; shorts de cetim, collant, blazer andrógino e colete utilitário com bolsos, cores raver, eram a indumentária da vez. Indicativo de nosso envelhecimento é que eles estão voltando aos poucos pelas mãos de Jack McCollough e Lazaro Hernandes da Proenza Schouler, por Alexander Wang, Philip Lim, Jonny Johansson da Acne, entre outros. Obviamente que a interpretação talentosa desses designers faz com que a releitura da década não seja literal e se torne interessantemente fresca.
Altuzarra com seu blazer andrógino do Resort 2012

Proenza Schouler com o camisão-vestido no Resort2012

  O denim baggy que ficou famoso nos 90’s veio pela Acne e Philip Lim, ambos no Spring 2012

Porém, nem tudo me parecia tão claro ainda até eu conhecer a dupla Rebecca & Fiona através blog (hiper, ultra, uber, megazord cool) de música: Pick Up The Headphones. Isso porque nos videos de Jane Doe e Turn It Down as gurias usam tênis de plataformaaaaasss!!!! Não ouso dar palpite em música porque confesso ser leigo no assunto, e meu senso crítico em parte se limita ao som ser agradável aos meus ouvidos, mas confesso que curti bastante as canções da dupla sueca. De qualquer forma: olhem as plataformas! Tem como não se lembrar das Spice Girls quando se vê esse tipo de calçado? Tem como negar os 90?

O video Jane Doe de plataformas:


Outra sueca fofa da música que também ahaza em solados altos é a Robyn *-* (To percebendo a Suécia em peso nessa onda de plataformas).
Ela que ficou conhecida no final dos anos 90 por seus hits “Show Me Love” e “Do You Know (What It Takes)” de seu primeiro álbum Robyn Is Here. 

 Eu que passei minha adolescência sonhando em andar com esses calçados, agora espero que eles voltem pra eu finalmente conseguir um par! Sei que esteticamente falando eles são grosseiros, de aparencia pesada e tudo mais, mas o fato é que ainda os acho legais, diferentes e descolados.

Já fui iludido inúmeras vezes com o retorno das Spices. Agora, espero apenas que se elas não voltaram, seus tênis loucos voltem num revival digno.

Enhanced by Zemanta

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply