Uncategorized

Sequestre uma Varsity

April 24, 2012
Aposto que vocês ainda se lembram da ondas dos boyfriends. Foi boyfriend jacket pra cá e pra lá seguido do fervo do jeans do boy também. Época terrível para as solteiras e solteiros que a toda hora eram lembradas(os) do desprovimento de um namorado.

Confesso que acho um exercício interessante explorar as possibilidades de proporções com essas peças mais largas e retas. Mas como tudo na vida, é necessário cautela e um honesto diálogo com o espelho antes de sair na rua.

Além disso, acredito ser uma iniciativa válida assaltar de vez em quando o armário do bofe. Isso porque: a) você economiza uma grana sem ter que comprar a roupa; b) depois que a tendência passar é possível devolver a peça; c) se vocês terminarem antes da modice passar tem como aproveitar o que roubou dele para fazer uma macumbinha safada.
O que quero realmente dizer, é que mais uma vez percebe-se esse intercâmbio entre gêneros na moda. A mania das mulheres pegarem peças do guarda-roupas masculino não é de hoje, obviamente. Chanel era adepta da calça para mulheres numa época em que a saia era praticamente mandatória, Yves SaintLaurent ficou famoso por vestir mulheres em smokings e daí em diante.
Depois de transferirem boa parte da alfaiataria masculina para o feminino, sinto que estamos vivendo a hora das meninas usarem roupas de meninos. O que quero dizer com meninos, é mais no sentido do casual e esportivo, o tal do sportwear. O auge dos sneakers  (lindos) de Isabel Marant juntamente com as jaquetas estilo baseball, são provas disso. 

Heidi Klum; Emma Watson; Anne Hathaway; Izabel Goulart

sportwear de forma geral tem sido bastante explorado por designers do calibre de Alexander WangDavid Neville e Marcus Wainwright (Rag&Bone), Miguel Adrover, Anna SuiCatherine Malandrino, entre outros. 
As jaquetas esportivas denominadas varsity jackets, são comuns de se ver em filmes estilo Sessão da Tarde que se ambientam em colégios e universidades norte-americanas. Com sua consolidação nos anos 50, vindo do vestuário masculino, se tornou peça chave dos college preps dos Estados Unidos. Sua mistura entre o esportivo e o preppy é o que a deixa mais versátil e interessante de se provar. 
Anna Sui Fall 2012; Catherine Malandrino Fall 2012
Rag&Bone Fall 2011; Isabel Marant Spring 2011

Liv Tyler; Mirolasva Duma; Hanneli Mustaparta

Para eles realmente não há segredos nem muitas novidades quanto à varsity jacket. No Spring 2012 ela fez muitas aparições nas passarelas masculinas, mas na verdade por ser um item chave nunca fica muito distante nem sumido por longos períodos. 

Talvez aqui a inovação fique por conta da Louis Vuitton que a produziu utilizando-se de crocodilo para proporcionar um requinte maior à jaqueta.

Louis Vuirron Spring 2012; Acne Spring 2012
Tommy Hilfiger Spring 2012; Bally Spring 2012 

Ela é fácil de se usar e possibilita várias formas de se usar dependendo do estilo da pessoa. 

Há quem prefira a interpretação universitária cinquentinha, ou quem componha o visual mais formal, ou aqueles que preferem o casual esportivo mesmo.


Beckham no casual sporty


college prep


gravata + varsity = me like it! 

Concluindo; caso você tenha um homem especial em sua vida que por um acaso tenha uma jaqueta dessas, roube-a! Como eu não tenho nem o bofe nem a varsity, no momento, vou ter que desembolsar uns reais pra comprar a minha.
Enhanced by Zemanta

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply