Uncategorized

Coreanos de saia – minha vida pós K-Pop

May 18, 2012
Confesso que nunca fui um grande fã de músicas japonesas, ou de músicas asiáticas de forma geral. Sempre preferi os pops fáceis, norte-americanos, com seu marketing massivo e hipnotizador. Porém, essa realidade mudou depois que amigos meus me mostraram bandas coreanas realmente interessantes. A música é muito boa, batidas fortes e ritmos hiperativos – mas o que realmente me chamou a atenção e me rendeu foi o impacto visual.

Diferentemente do ocidente, na Ásia sinto que há maior liberdade para se vestir. E até como consequência disso, a estética oriental contemporânea é bastante distinta da nossa. Acho que não é raro as pessoas saberem que no Japão, por exemplo, muitos se vestem absolutamente fora dos nossos padrões convencionais, já que os parâmetros são bastante distintos. Não obstante, Harajuku em Tóquio é famosa entre os fashionistas já.
E esse apelo visual é justamente uma das armas que as bandas de pop coreanas usam para compor seus personagens e atrair seu público. Eu mesmo fiquei tão impressionado com as meninas do 2NE1 que já fiz um post sobre suas roupas, aqui. Entretanto, se engana quem pensa que só as gurias são hiper produzidas. Por lá os garotos também tem vez na hora de se montar. E admito que eles viraram uma influência forte para mim. Afinal, há sim garotos de saia na Coréia.

Minha banda favorita de K-pop (Korean-pop) se chama BigBang. São 5 integrantes e cada um com seu estilo individual, mas todos muito estilosos. Sem medo de acessórios e excessos eles se arriscam em franjas, correntes, peles, onças, anéis gigantes, couro, bordados, cristais entre outro. (Percebe-se por que me identifiquei, não?)

Para a promoção deo último álbum o BigBang posou para o fotógrafo de moda fervido Terry Richardson:

Outra boyband que vale a pena dar uma olhada é a Shinee, que apesar de ser de outra produtora segue a mesma estratégia: pop + coreografia + visual estravagante. Nesse clipe também tem saia, e tem ainda um dos integrantes com as unhas pintadas (como também já mencionamos por aqui).

Últimos mas não menos importante são os meninos do 2PM. Com corpos mais esculturais que dos outros grupos citados, são bem magia e pura alegria – especialmente nessas fotos para a Elle Korea.

No vídeo abaixo dá pra ver um dos integrantes com uma jaqueta bege que lembra muito a da Burberry que é to die for, cheia de taxas e spikes dourados.

Depois que descobri todo esse universo de K-Pop encontrei maior conforto nos meus delírios de fashion freak. Parece que do outro lado do mundo provavelmente eu seria melhor compreendido, pois afinal, não estou tão sozinho assim.

Enhanced by Zemanta

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply