Uncategorized

Run, Forest, run

July 23, 2012
Se alguém ainda duvida que para a moda contemporânea não existem regras, sugiro que reconsidere. Isto porque tenho vistos um dos meus medos virar realidade.
Desde que adquiri um interesse maior por moda, comecei a prezar pela coerência das produções. Se o traje é de festa, por exemplo, espera-se que ele seja coerente com o local, a finalidade, a festividade etc. E é justamente por isso que sempre vi negativamente aqueles que sem estarem em roupas esportivas ou casuais, usassem “do nada” um tênis de corrida. Porém, para o meu espanto, estou sendo obrigado a reconstruir um pensamento.
Ao que o mundo pioneiro de moda tem indicado, a mais nova forma de se usar os tênis de corrida é justamente contrapondo-os com peças elaboradas ou até alfaiataria. Tudo bem que tênis + blazer ou tênis + calça de alfaiataria não chega a necessariamente ser uma inovação. Mas é que estes calçados práticos que vinham sendo usados até então, não eram os de corrida. Usávamos sim aqueles casuais de passeio, ou os mais rebeldes (Converse) para dar leveza e descontração ao look.

O uso dos “running shoes” como os das marcas New Balance ou Nike, são em parte, evolução da inserção do toque esportivo que há temporadas temos vivido. Desde as varsity jackets aos famigerados sneakers de Marant (já abordados aqui), é que temos caminhado em direção a esse resultado.

Grifes como a Raf Simons, a Valentino e Salvatore Ferragamo mostraram em seus desfiles de Primavera 2013 estes calçados.

Salvatore Ferragamo Spring 2013

Salvatore Ferragamo Spring 2013

Raf Simons Spring 2013

Raf Simons Spring 2013

Valentino Spring 2013
Confesso que é com um pouco de desconforto que estou digerindo esse passo da moda. Assim, cresce ainda mais minha admiração por nomes como o de Constanza Pascolato, que sempre se manteve atualizada e aberta à tantas mudanças da moda, do estilo pessoal, dos conceitos de elegância e do bem vestir-se. Pois é exatamente esta atualização que estou processando. Mas tenho certeza que daqui a algumas semanas estarei achando muito normal o desencontro total de propostas dentro de uma produção, ou seja a colisão entre as roupas legais com os tênis de corrida.
Pelo que estive observando, ainda me parece muito melhor o resultado quando o “athletic shoe” é um modelo que tenha cores forte, e por si só já possa ser um fashion statement. Contudo, por fotos observa-se que alguns fashionistas preferem os tênis com mais cara de exercício, mas aí a discrepância fica maior. O importante é observar que não há regras.

Enhanced by Zemanta

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply