Uncategorized

Polka dots, o retrô e Yayoi Kusama.

October 3, 2012
As estampas de bolinhas nos remete quase que instantaneamente aos anos 50. E foi essa aura retrô que  alimentou muitas meninas em seus estilos pin ups no final da década passada. Katy Perry seria um exemplo forte desse revival todo. Com suas hot pants, usando muitas estampas meigas, óculos gatinho e cabelos ondulados, ela inspirou uma legião de garotas “cupcakes”

Porém, como nunca fui muito interessado nessas estéticas exaustivamente nostálgicas, e não via muita coisa interessante em ficar bancando a boa moça da saia alta rodada, não me sentia atraído pelas peças com as tais estampas de bolinhas, também chamadas de polka dots.

Contudo, existe uma forma mais sofisticada de se trabalhar essa padronagem: retirando-se o ar ingenuamente retrô e buscando uma elegância mais “Chanel” nos “pois” sóbrios como os preto e branco ou marinho e branco.

Feitas estas observações, estou pronto para confessar que só passei a ter uma visão de que as polka dots também dariam certo no masculino ao ver uma camisa que um amigo comprou na Zara. Ela é azul marinho com bolinhas brancas e detalhes do abotoamento em salmão. Achei uma peça bastante bonita e usável. A partir daí passei a desejar uma camisa de “pois” também.

Essa vontade foi sedimentada a partir do momento em que soube também da parceria da Louis Vuitton com a artista japonesa Yayoi Kusama. Yayoi usa como extrato base para suas obras as bolinhas, em escalas, tamanhos e cores diferentes. Por ser uma forma básica, muitas vezes ela é subestimada e não tem seu potencial visual explorado ao máximo. E é justamente aí que entra o trabalho da artista plástica japonesa. Ela consegue efeitos hipnotizantes ao contrastar cores vibrantes e diferentes tamanhos redondos em suas estampas. Seria como transformar algo quase banal em extraordinário, uma alquimia da forma redonda primitiva. Trazer uma perspectiva diferente às bolinhas, realmente não é para qualquer um. Diria ainda que talvez, a parceria LV / Kusama poderia ser considerada como o ápice do aprimoramento do design das polka dots.

Com tudo isso, pode ser que as estampas de bolinha tomem a força que as listras tiveram nos últimos verões. Ainda é possível se lembrar das camisetas navy com listras azuis em fundo branco, e quando pensávamos que era o fim, veio a Prada com suas maxi listras em cores fortemente saturadas para fazer todas as demais confecções do mundo venderem mais toneladas de peças listradas. Pode ser que agora seja a vez da estampa redonda ser a bola da vez!
Enhanced by Zemanta

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply