Beleza

Por trás do delineador

December 16, 2014

 

Saber traçar o delineador com perfeição é uma das habilidades mais difíceis de se conquistar no universo da maquiagem. Isso porque ela não depende de conhecimento apenas, mas sim de uma coordenação motora que quase só quem tirava 10 no caderno de caligrafia do pré 3 consegue. Além disso, mesmo que você tenha sido um desses alunos excelentes em atividades manuais, as chances de borrar são grandes. É preciso calma, tempo, paciência e dedicação pra sair pagando uma de gatinho.

Outro fato interessante sobre os olhos delineados é que eles têm sido referência de sensualidade há milênios – vide Cleópatra, uma das mães da make, com seu khol. Bem gráfico e forte, destaca o olhar e é quase tão icônico quanto a boca vermelha. Porém, não me apego muito ao ar lady like que o delineador tem: aquela memória retrôzinha, cinquentinha, pin-up. Prefiro o delineado à la mulher-gato. Mais agressivo e sem tanta ingenuidade; mais Marilyn Monroe que Audrey Hepburn, mais Sofia Loren que Brigitte Bardot e mais Rihanna que Taylor Swift. Pra isso, o traço tem que ser fino e afiado.

O delineador faz os olhos parecem maiores, e como a expansão se dá pelas laterais também, o olhar fica mais oblíquo (e dissimulado). Por si só já dá sinaliza um ar flertativo.

Um dos usos mais recentes e legais que tenho visto, tem sido na passarela de Dolce & Gabbana. Com assinatura de Pat McGrath, já há algumas temporadas, a dupla de estilistas e a maquiadora têm apostado no delineado fino, e bem puxado para a lateral, que alonga – cara de mulher forte, italiana sem medo da sua sensualidade.

Por graça divina, sempre tive intimidade com desenho e isso me ajudou a conseguir me pintar. Porém, como disse, mesmo tendo a habilidade, é preciso cautela para não borrar e comprometer o look. Por isso, só saio de delineador pra fechar negócio. Com ele quero dizer que levei tempo para me arrumar, que a make foi pensada junto com a roupa e que não tô à toa na vida. Não que eu reserve-o exclusivamente para as noites especiais, mas essa é a preferência. Na maioria das vezes, acompanhado de uma pele bem feita, 2 camadas de rímel, um perfume oriental (com couro de nota de fundo) e nada mais, pode ser um tiro certeiro.

Por esses motivos, quem sai de casa com um belo traçado nos olhos jamais deve ser subestimado. Provavelmente, não foi resultado de um tutorial de maquiagem express, dessas que salvam sua vida em 5 minutos. Mas sim, fruto de persistência, cotonete e demaquilante.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply