Beleza

Dicas para passar máscara de cílios

November 21, 2016

mascara-de-cilios-gui-takahashi7

Não é raro as pessoas me perguntarem se meus cílios são de verdade. Tenho sorte de ter os fios bem longos a ponto de fazer os outros pensarem que uso postiços. E sim, toda vez que isso acontece fico me achando.

Adoro o efeito que as máscaras de cílios dão. Elas conseguem destacar o olhar de uma maneira mais sutil que o lápis ou o delineador. Garantem acabamento e drama à make. Por isso, sou bem chato na hora de aplicar: tenho pavor de quando os fios grudam um no outro e você acaba com 4 mechas, detesto aquelas bolinhas de produto acumulado na ponta dos fios e daí por diante. Devido à minha obsessão (e chatice) acabei descobrindo alguns truques na hora de passar a máscara.

1 – Foco na raiz

É normal que logo que você tira o aplicador do tubo de máscara ele saia melecado de produto na ponta, certo? Muita gente raspa tudo para dentro da embalagem de novo. Não precisa. Tire apenas um pouco daquele excesso e com o resto, aplique bem na raiz dos cílios usando a escovinha na vertical, varrendo de um lado para o outro. De cara vai melecar e grudar os fios, mas não se assuste. Com o aplicador na horizontal, penteie levando todo o produto da raiz para o comprimento. Essa técnica faz com que você tenha uma concentração maior da máscara na base dos cílios, o que é essencial para aquele efeito de olhos levemente delineados e bem definidos.

mascara-de-cilios-gui-takahashi5

2 – Zigue-zague + penteada final

Ok, todo mundo já ouviu falar nessa técnica em que você encaixa o aplicador na base dos cílios, segurando-o na horizontal, e vai fazendo movimentos de zigue-zague até a ponta. Ele é famoso porque consegue dar volume aos fios uma vez que deposita mais produto. Mas no meu caso, ao final sempre penteio também de baixo para cima, umas duas vezes para separar os cílios que grudaram uns nos outros.

mascara-de-cilios-gui-takahashi

3 – Máscara dupla

Normalmente, uso duas máscaras diferentes. A primeira é uma mais nova e molhada, que vai dar mais definição e comprimento aos cílios. A segunda, mais encorpada, garante volume aos fios que já foram cobertos por uma camada fina e agora vão ganhar mais textura. Ah, e vale dizer que na segunda demão não acumulo produto na raiz. Apenas sigo com os movimentos de zigue-zague e penteio.

mascara-de-cilios-gui-takahashi6

4- No máximo três

Geralmente passo só duas camadas bem escovadas de máscara. No máximo, se eu quiser fazer a dramática, três. Acho que quando passa disso tudo começa a grudar, sujar e o resultado é grosseiro, podendo parecer até que seus cílios viraram patas de aranha. Sim, esteve na moda ano passado esse visual meio punk louco, mas não é o meu preferido.

mascara-de-cilios-gui-takahashi4

5 – Cantos externos puxados

Para estender o olhar e deixá-lo mais sexy, gosto de sempre pentear os fiozinhos dos cantos externos para fora, ao invés de escovar para frente. Muitas vezes o resultado final são cílios alongados que dão um efeito parecido do delineado gatinho.

mascara-de-cilios-gui-takahashi3

6 – Pouca sujeira

Meus olhos são tipicamente orientais. Eles têm as dobrinhas inchadas nas pálpebras. Em outras palavras, aquela carimbada de rímel em cima da sombra é inevitável. Já usei o truque de colocar um cartão de visita por trás dos cílios e sobre a pele na hora de passar a máscara, mas confesso que não tive muita paciência. Por isso, o jeito que acho mais fácil para evitar lambanças é levantar o queixo na frente do espelho e segurar um pouco a pálpebra para cima. A cabeça levemente para trás faz com que a pele desencoste dos cílios.

mascara-de-cilios-gui-takahashi2

7 – Cotonete sujo

Mesmo com a dica anterior, se você se sujou, não tem problema. Espere a máscara de cílios secar e depois, com um cotonete, limpe o borrão. Quando eu fazia isso com ele limpo, sempre acabava removendo a sombra dos olhos junto. E lá ia eu retocar o esfumado que estava perfeito. Para não sofrer desse estresse, agora dou uma sujada no cotonete com a cor que usei na make. Dessa forma, você tira o rímel da pele e já reaplica a sombra. Dois coelhos com uma cajadada!

mascara-de-cilios-gui-takahashi8

8 – Cílios de baixo

Na hora de aplicar a máscara na parte inferior prefiro aplicadores mais delicados, como o Bottom Lash da Clinique. No entanto, é claro que com as escovas normais também dá para passar o rímel tranquilamente. Prefiro sempre usar o pincel na vertical, fazendo o movimento sobre os fios de um lado para o outro.

mascara-de-cilios-gui-takahashi9

9 – Escovada a seco

O último passo para arrematar o look de pestanas de girafa é pegar uma escovinha de cílios limpa e seca e passar nos fios para ter certeza de que estão separadinhos e lindos! Se mesmo assim, você encontrar aqueles grumos de produto acumulados na ponta dos fios, é só dar uma puxadinha de leve para tirá-los, usando os dedos.

Eu sei que parecem ser passos demais, mas garanto que dá para fazer tudo isso em poucos minutos. Tipo uns 4. É só pegar a manha no dia a dia. O resultado compensa! Se você tiver alguma outra dica para ficar com cílios poderosíssimos, compartilhe aqui nos comentários.

Para as fotos do post usei duas máscaras: bareMinerals Lash Domination e Clarins Instant Definition.

Fotos: Gustavo Takahashi.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply